Biografia
Machine
Nome:
José Carlos Faria Caetano
Nome Artístico:
Machine
Nascido na Baixada Fluminense
Nascido na Baixada Fluminense, morador de Éden, em São João de Meriti, ainda menino manifestou interesse pelo samba. Aos 8 anos ganhou um concurso interno na Escola Beija-Flor, como Primeiro Passista. Mais tarde, a convite do carnavalesco Geraldo Cavalcanti, foi para a Escola Unidos da Ponte, onde atuou como passista e coordenador da escola mirim.
O pseudônimo “Machine” surgiu em 1983 quando era passista na Escola de Samba Beija-Flor. Na época, a escola fazia uma temporada em Paris e o empresário Daniel de Castro o chamou de “Machine du Samba”, logo resumido para Machine. Conhecido também como “Síndico da Passarela”, é considerado figura histórica do Sambódromo, passando a morar em uma das salas durante os dois meses que antecedem o carnaval Com um histórico de 32 anos de Marquês de Sapucaí, ele é conhecido por todos os sambistas como o Síndico da Passarela, pois é conhecedor de toda e qualquer ação que ocorra dentro da Passarela Professor Darcy Ribeiro, a época de carnaval. Tal tarefa é tão intensa que no período que antecede o carnaval, ele morava, literalmente, no sambódromo, seu endereço passa a ser o de uma sala nos fundos da arquibancada do setor 03. Nesta sala ficam fixadas nas paredes várias planilhas com o mapa de Ensaios Técnicos para que a Equipe Machine faça a segurança e mantenha a ordem na Sapucaí.
Machine é o guardião de todos os segredos que irão ser apresentados na avenida pelas agremiações e coordenador da montagem e desmontagem dos equipamentos na passarela. Machine estabelece uma relação de confiança, imprescindível para a realização do maior espetáculo da Terra.
A pedido de Xangô da Mangueira organizou a escola de samba mirim Corações Unidos do Ciep, na qual também trabalhava com meninos de rua.Como passista conheceu vários países, entre eles, Japão, Itália, França e Estados Unidos.
Em 2016 foi criado o Prêmio Machine – Bastidores do Carnaval Carioca, é
Um prêmio extra oficial dos bastidores do carnaval carioca focado geograficamente na Passarela do Samba, Idealizado por Cátia Calixto, com coordenação de Denise Pinto Pereira e Elizabeth Rodrigues, no intuito de homenagear José Carlos Farias Caetano, o Machine, o Síndico da Passarela.