Biografia

Ubirany

Nome:

Ubirany Félix do Nascimento.

Nome Artístico:

Ubirany


Apelido: Vice presidente
Nascimento: 16 de maio de 1940 no Rio de Janeiro.
Falecimento: 11 de dezembro de 2020.
Profissão: Fisioterapeuta

Foi compositor, dançarino, cantor e instrumentista brasileiro, notabilizado por ter sido um dos fundadores do bloco carnavalesco Cacique de Ramos e do grupo de samba Fundo de Quintal.

Exímio tocador do repique de mão, que é um instrumento de percussão de forma cilíndrica, tocado com as mãos, uma adaptação do repique da bateria das escolas de samba. Ele é uma peça-chave nos sambas de roda, e a sua levada contagiante dá um swing especial na roda de samba.

Era atração à parte pela elegância no vestir, e pela forma de sambar o miudinho, um samba duro que segundo ele, os pés não sai do chão, era atração a parte nos show que fazia, era sempre chamado a riscar o chão levando com seu trenzinho a plateia ao delírio.

Em entrevista a Rego (1994,76) Ubirany assinala que seus desenhos coreográficos partem, exclusivamente, de uma ação: o batuque quer dizer a execução de quatro tempos da batida do samba com a sola dos pés, feito isso, diz ele, os outros passos São alternativos ditados pela harmonia de ritmo e melodia posta na ambientação em que se dança. O batuque, explica mais, é uma forma mansa e equilibrada de tocar o chão com os pés e o corpo dá as nuanças que a harmonia do canto e ritmo do samba desenham.

Ele desenvolveu três passos básicos : trenzinho, borboleta e o vai não vai. A vida de Ubirany esteve ligada ao samba, seja ele de samba de roda, samba pelo fundo de quintal ou na avenida pelo Cacique de Ramos ou pela Imper

Faça o download do eBook

Play
Pause

Acessibilidade