Biografia

Vitamina

Nome:

Joel de Paula Machado

Nome Artístico:

Vitamina

Nascimento: 1932
Falecimento: 2014
Agremiação: Acadêmicos do Salgueiro

Integrante da Velha Guarda do Salgueiro, Vitamina tinha apenas 1,50 m de altura e era figura marcante na quadra. Não faltava a nenhum ensaio. Sempre com sorriso no rosto, chapéu e sua inseparável pochete, encantava a todos pela vitalidade e show de samba no pé.

Em sua última entrevista a Raphael Azevedo para coluna “Pelas Quadras”, do Jornal o Dia, ele declara seu amor a agremiação e relata quais os postos que ocupou, foi mestre-sala, passista, diretor de passistas, diretor de ala, após alguns anos passou a desfilar na Velha Guarda. Segundo ele, sambar era a sua paixão, é o que mais gostava de fazer na vida, informou que seus passos (cruzeta e letra) eram de autoria própria, inventou todos, jamais, copiou ninguém. Enquanto teve saúde, desfilou na vermelho e branco da Tijuca. Sempre deixava Para os mais novos, um recado: “Passista tem que sambar e não ficar pulando, como muitos por aí”.

Era morador de Barros Filho, na Zona Norte, ia de ônibus para a quadra do Salgueiro todos os sábados. Além disso, sempre participava das festas promovidas pela Associação das Velhas Guardas das escolas de samba do Rio. Citado pelo IPHAN no dossiê das matrizes do samba como um dos “Depositários reconhecidos da tradição”.

Segundo Rego (1994, p.62) Vitamina não começou sua vida no mundo do samba no Salgueiro, mas sim na extinta escola de samba floresta do Andaraí e tinha as cores verde e branco desfilou ainda pela Escola de samba vila Isabel e os índios do Acaú esta última criada pelo poeta Babau autor do samba Ai meu Deus tenha pena de mim imortalizado na voz de Aracy de Almeida, mas só ganhou fama a partir de 1956 quando passa a desfilar pelo Salgueiro.

Vitamina foi endeusado e reverenciado por todas as gerações de passistas como o maior baluarte vivo da dança do samba Inspirou várias gerações com seus passos leves e inusitados, aplicados com divina maestria pelo tipo característico de baixíssima estatura que evoluía como um gigante nas quadras e na Avenida. Mesmo com idade avançada, sambava com grande desenvoltura e graça, sem perder a rapidez dos movimentos e a inovação nos passos, características que o celebrizaram para a posteridade. Ele fez parte do grupo show de Ataulfo Alves em São Paulo.

Faça o download do eBook

Play
Pause

Acessibilidade