Biografia

Patrícia da Portela

Nome:

Patrícia da Silva Costa

Nome Artístico:

Paula do Salgueiro.


Nascida em 8 de novembro de 1970

Patrícia Costa é formada em arquitetura e artes cênicas pela Casa das Artes de Laranjeiras, licenciada em Dança pela faculdade Angel Vianna em 2007 e escola Portátil de Música Canto em 2013. Neta de Cláudio Bernardo da Costa, um dos fundadores da Portela, na década de 20, não só conviveu com figuras lendárias como virou passista e fez do samba sua profissão, apesar de ter formação em outras áreas.

Como passista, venceu por duas vezes o Estandartes de Ouro: em 1991 como Revelação pela Portela e em 1992 como Melhor Passista Feminino pela Viradouro, escola pela qual foi Rainha de Bateria por oito anos (entre 1992 e 1998 e em 2011), tendo conquistado o título do carnaval carioca em 1997. Em 2012, na Comissão de Frente da Paraíso do Tuiuiú, interpretou Clara Nunes, a agremiação homenageou a cantora. Na sua coleção de coreografias no samba ela traz em seu repertório o passo chamado de chutinho Cada passista em sua trajetória cria sua marca identitárias na avenida do samba.

Ela atuou como instrutora de dança na Rede Globo para as atrizes Maria Maya em Senhora do Destino e Débora Nascimento em Duas Caras. Como atriz, participou de Malhação: Intensa como a Vida, Totalmente Demais e Bom Sucesso na Rede Globo. Como cantora, Patrícia trabalhou em espetáculos com Jacques Morelenbaun, Jaime Álem, Leandro Braga, Túlio Morão, Josimar Carneiro, Marcelo Neves, Gabriel Moura, Alexandre Elias e José Maria Braga. (Atuou em diversos musicais, destacando-se “Orfeu”, “No Piano da Patroa”, “O Bem do Mar”, Divina Elizeth, É Samba na Veia, É Candeia, Otelo da Mangueira, Orfeu, O Bem do Mar e Missa dos Quilombos.), onde integra o elenco de Noel Rosa – Feitiço da Vila. Mais uma vez brilhando no samba. Vive Aracy de Almeida. Dá corpo a Deolinda, mulher de Cartola. Se transforma em uma diva do rádio. Apresenta “Três Apitos” e “Último Desejo” em interpretação solo, no espetáculo que tem Márcio Sant’Anna como Noel, papel que já foi de Marcelo Serrado em montagem anterior.

Faça o download do eBook

Play
Pause

Acessibilidade