Biografia

Gargalhada da Mangueira

Nome:

Ademir Zeferino de Sousa

Nome Artístico:

Gargalhada da Mangueira

Nascido em 1945
Falecimento em 12 de abril de 2003
Profissão: Passista, técnico de suprimento de material na Petrobras.
Desfilou pela Mangueira
Passista Masculino, Ademir Gargalhada. 1990

Ademir Zeferino de Souza, conhecido como “Gargalhada da Mangueira”, reconhecido passista por décadas marcou presença na passarela do samba, suas coreografias lhe rendeu o estandarte de ouro em 1990. Nascido no morro do preto ferro inicia sua trajetória no mundo do samba com Martinho da vila o então apenas o diretor de harmonia responsável pela ala dos pequenos sambistas, ala que gargalhada participava, na escola de “Samba Aprendiz da Boca do Mato”.

Gargalhada ganhou esse apelido na quadra de ensaios acadêmicos do Salgueiro em 1963 quando desfilou pela agremiação sendo campeão com o enredo “Chica da Silva” de Arlindo Rodrigues, ainda no Salgueiro desfilando como passista fez dupla com Vitamina outro passista excepcional, Ademir exibia sempre um sorriso largo e alvo, dai o apelido Gargalhada.

Na década de 60 já desfilando pela estação Primeira da Mangueira foi incorporado ao apelido ”mangueira” ficando conhecido para a eternidade “Gargalhada da Mangueira”, no final dos anos 60 recebe a missão de desfilar com Gigi da Mangueira em substituição a Jonas e Muçum – dupla fundadora do extinto “Conjunto Originais do Samba”- não desfilaria mais na agremiação deixando Gigi sem par. Na década de 70 ele formou par na avenida do samba com a cantora Rosemery, desfilaram juntos por mais de vinte anos.

Segundo Gargalhada a dupla com a Cantora Rosemery não atrapalhava seu repertório coreográfico, desse repertório ele destaca os seguintes passos: caracol em pé, atrapalhado, caracol deitado, tremidinho entre outras coreografias inventivas realizadas pelo passista.

Faça o download do eBook

Play
Pause

Acessibilidade